domingo, 10 de dezembro de 2017

10 de dezembro, dia internacional dos Dir. Humanos, saiba mais sobre o tema.

O seu conceito está ligado (principalmente) com a ideia do direito à vida, liberdade de pensamento, de expressão, e a igualdade de todos perante a lei. Engana-se quem acredita que os direitos humanos foram criados para salvaguardar bandidos, pois a sua abrangência é universal e abrange a todos os seres humanos existentes em nosso planeta.

Ocorre, no entanto, que nas últimas décadas a maioria das ações -nas quais os direitos humanos se engajam- estão ligadas à defesa de indivíduos infratores "bandidos". Posto isso, a população em geral passou a postular o fim e questionar a necessidade dos direitos humanos na nossa sociedade, visto que a mesma sociedade se sente oprimida por uma minoria que insiste em enveredar-se para o mundo do crime e sabe que terá os seus direitos humanos respeitados.

Entretanto, o que a mesma sociedade precisa entender é que todos nós só falamos o que pensamos e temos a liberdade de ir e vir, além de outros direitos, porque os direitos humanos vigiam para que esses direitos jamais nos sejam cerceados. Portanto, é tolice falar em acabar com as organizações de direitos humanos, porquanto isso representaria um intenso retrocesso para a sociedade como um todo.

Desta forma, o interessante, aos olhos mais cuidadosos, seria que os direitos humanos lutassem por direitos de indivíduos que, mesmo presos, tivessem realmente pré-dispostos a se ressocializar e retornar para o seio da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário